domingo, 5 de dezembro de 2010

Em defesa da honra dos militantes da JSD de Matosinhos

Aqui fica o discurso de Nelson Bento Pereira, delegado eleito pela secção de Matosinhos e militante Mamedense, no XXI Congresso Nacional da JSD. O discurso pretendeu denunciar o que se passa efectivamente no Concelho de Matosinhos, defender a honra dos militantes mamedenses, sucessivamente desconsiderados pela actual Comissão Política de Secção de Matosinhos da JSD e do mesmo modo, defender a honra dos restantes militantes de secção, igualmente afastados pela Comissão Política de Secção em funções.


"Antes de mais, cumprimento a Mesa do Congresso Nacional da JSD, na pessoa do companheiro Daniel Fangueiro. Também a Comissão Política Nacional, na pessoa do companheiro Pedro Rodrigues e o Conselho de Jurisdição Nacional. A todos os observadores, delegados e restantes participantes, uma muito boa noite.

Este é o meu primeiro Congresso Nacional e não tinha intenção de me dirigir a vós. Mas vi-me obrigado a subir a este púlpito para repor a verdade e defender a honra dos jovens sociais-democratas matosinhenses.

Peço-vos que atentem no cartaz afixado no fundo deste pavilhão. No cartaz lê-se “Carlos Eduardo Reis, Matosinhos está contigo.”

Caros companheiros, isto não é, de todo, verdade. Metade dos delegados eleitos pela secção de Matosinhos para este Congresso Nacional partilha da posição oficial da Comissão Política Distrital do Porto e apoia e vai votar amanhã no companheiro Duarte Marques.

Mas este cartaz encerra algo mais, caros companheiros, e é disto que vos quero falar agora.

Sou militante numa das maiores freguesias do concelho de Matosinhos: São Mamede de Infesta. Freguesia que, como tantas outras no concelho, não tem núcleo eleito. Aliás, na JSD em Matosinhos, em anos recentes, não há núcleos, não há plenários, não há actividades, não há militantes, não há nada. Com uma Comissão Política assoberbada por objectivos completamente externos ao concelho, a JSD em Matosinhos definhou e morreu.

Mas é muitas vezes nestes terrenos dizimados que vinga uma semente de renovação e conseguimos, ao longo do último ano, com trabalho, dedicação e militância activa, reunir um grupo de jovens capazes e decididos a trabalhar para a JSD na nossa freguesia. Lutei durante meses para que fossem marcadas eleições para a criação de um núcleo nesta freguesia, que conta já com quase 50 militantes, cerca de um quinto do total da secção. Tal não me foi concedido, porque penso de forma diferente da do Presidente da CPS de Matosinhos.

É com isto que convivo todos os dias em Matosinhos. Com a prepotência e arrogância de uma Comissão Política de Secção que não aceita os militantes que pensem de forma diferente da sua.

É também por isto que tenho que apoiar a candidatura do Duarte. Porque não consigo acreditar numa candidatura que leve este tipo de comportamento para os órgãos máximos da JSD. Eu não quero uma JSD em que somos penalizados por termos ideias próprias. Esta não é a JSD em que eu acredito!

Eu quero uma JSD aberta à participação de todos, que incentive cada um dos seus militantes a dar o melhor de si para o engrandecimento desta grande organização.

Viva a JSD. Viva Portugal!"

13 comentários:

  1. Já faltava alguém que se preocupasse com este concelho. Esta Comissão Política está caduca.

    ResponderEliminar
  2. Expor um cartaz a falar por todos os militantes matosinhenses quando só metade partilha da sua opinião é jogada baixa.
    Ainda bem que ainda há gente de bem disposta a honrar a JSD em Matosinhos.

    ResponderEliminar
  3. A estória do cartaz foi um tiro no próprio pé. Evidencia a má política que tem sido levada a cabo e cimenta as críticas que têm vindo a ser feitas. Obrigado por sublinharem o nosso ponto de vista. :) Quanto ao marasmo ou despropósito que tem assombrado a nossa concelhia, Matosinhos, é garantido dizer que tem os dias contados. Pois existem jovens capazes dispostos a elevar a fasquia, existem jovens capazes determinados em dar voz a este concelho, existem jovens capazes com sentido de missão. E qualquer tentativa de ostracismo apenas ornamentará o nosso percurso - "pedras no caminho" - porque o caminho é nosso, porque o caminho resulta do movimento, da acção efectiva, e por muito desconforto que cause, não iremos parar de caminhar. :)

    ResponderEliminar
  4. Este texto feito pelo companheiro e amigo Nelson Pereira,evidencia perfeitamente e resulta da profunda análise e sério diagnóstico feitos ao longo deste último ano, daquilo que não deve ser realizado por quem desempenha as responsabilidades como Comissão Política da JSD,neste caso em Matosinhos,que embora sendo os actuais representantes dos jovens sociais democratas matosinhenses,deveria ter mais humildade,bom senso e capacidade diálogo,características próprias e essenciais de quem desempenha cargos representativos na nossa organização,e a virtude de respeitar opiniões diferentes de outros companheiros.Afinal,somos todos JSD.Porém,e independentemente deste caminho que a actual Comissão Política de Secção da JSD de Matosinhos pretende levar,a nossa motivação e determinação continuará inabalável durante este percurso algo sinuoso,e essa confiança torna-se claramente visível no trabalho,empenho e dedidação com que temos vindo a efectuar as nossas actividades e iniciativas em concreto,provadas sem receio através deste blogue e redes sociais,escutando os jovens,dirigidas livremente a qualquer militante da JSD do nosso concelho.Essa é a mensagem positiva que queremos divulgar como parte integrante da solução e também um extremo sentido de missão,como é referido pelo meu companheiro e amigo Ivan,que consequentemente trará de volta o entusiasmo e orgulho em ser um jovem social democrata em Matosinhos,elevando a política feita para os jovens na nossa organização.Mais uma vez,é com muita satisfação e com a observação do trabalho brilhante feito no terreno até agora,que retomo a esperança nos jovens em agarrarem definitivamente o seu futuro e fazerem as suas decisões conscientemente.Um obrigado também a quem comentou a notícia,é fundamental ouvir as vossas opiniões.O caminho está a ser percorrido.

    ResponderEliminar
  5. Caros Companheiros, é com agrado que vejo (dez anos volvidos e modéstia à parte, quando integrei os quadros concelhios da estruturas da que era então, a maior e única força de Oposição no concelho de Matosinhos) um grupo de gente irreverente e capaz, com vontade de lutar em prol da estrutura pela qual à vários anos me apaixonei! Que não tem medo ou vergonha de arregaçar as mangas e ir para o terreno, acreditando que é possivel mudar a mentalidade da juventude e, bem mais importante que isso, a tendência socialista do Concelho!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito boa tarde caros companheiros,

    Gostaria de fazer um pequeno reparo. Não sendo eu de Matosinhos , mas sabendo de fonte segura que Matosinhos elegeu 3 delegados. Posso perguntar se vocês fizeram a disciplina de matemática??? É que matosinhos elegendo 3 delegados. Se dois apoiavam Carlos Reis, só resta um para apoiar Duarte Marques. Estas novas oportunidades vieram matar o ensino português....

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,
    Ainda que todos os delegados eleitos por Matosinhos tivessem apoiado Carlos Reis, o que não aconteceu, seria completamente incorrecto dizer que Matosinhos o apoia. E tendo em conta que pegou num pormenor sem qualquer importância, posso deduzir que, ainda que lhe custe, percebe isso, não percebe? Se não perceber diga e terei todo o gosto em explicar, mas deixemo-nos de "macacadas", que Matosinhos não ganhará nada com isso :)

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,caros companheiros.
    Em primeiro lugar,é com muito gosto e alegria que vejo o blogue ser dinamizado e onde as opiniões de todos são verdadeiramente respeitadas.As ideias são vossas e de todos.
    Como tal,agradeço ao caro companheiro anónimo das 13:52 de 8 de Dezembro de 2010,que tem todo o direito a exprimir-se.Porém,e apelo a todos os que assinam como anónimo,seria ainda mais louvável se tivesse a oportunidade de identificar-se numa próxima intervenção,se assim o entender,obviamente.Ficará ao seu critério.O seu contributo e de todos os outros companheiros que queiram dar a sua opinião construtiva,é sempre bem-vinda no nosso blogue ou Facebook.
    Se me permite,gostaria humildemente de elucidá-lo sobre um facto que refere,para que não restem dúvidas,e corrigi-lo.O concelho de Matosinhos esteve presente no XXI Congresso da JSD em Coimbra não com 3,mas sim 4 delegados eleitos,tendo o quarto delegado sido redistribuído,utilizando o método proporcional no rateio.Poderá confirmar o que digo através de http://www.jsdestudantes.com/congresso/ na secção "Delegados Redistribuídos".
    Independentemente do número de delegados eleitos que apoiaram Carlos Reis ou Duarte Marques,como refere o meu companheiro e amigo Ivan,o essencial que se retira desta situação é que distorcer e perverter a realidade política de um concelho inteiro não é correcto nem é aceitável a ninguém,e ainda mais a quem tem responsabilidades acrescidas e representativas na organização da JSD,pelo menos eu considero isso,sendo matosinhense e jovem social democrata com valores.Daí a razão de ser do texto que defende a honra dos militantes matosinhenses.
    Espero que o possa ter ajudado a elucidar sobre a sua dúvida "numérica" e apelo a que não deixe de continuar a participar positivamente,caro companheiro anónimo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,

    Gostei antes demais do "pormenor" sem importância, mas é incorrecto dizer que apoia uma candidatura??? o que diria então dos distritos e regiões que foram lá dizer que apoiavam uma candidatura, através dos seus respectivos lideres e não correspondia á verdade. Desconhecia os delegados redistribuidos, só comentei pois a informação inicial que tinha é que eram 3, por isso metade de 3 nunca estavam com a candidatura de Duarte Marques. G

    Quanto ao meu anonimato é um direito que me assiste, pois não quero ser agredido como outras pessoas em tempos foram por discordarem das vossas opiniões e pontos de vista. Gosto da posição que têm, primeiro dizem que respeitam as opiniões mas depois surge o "reverso", fazem-me lembrar alguem que ou se é contra ele ou a favor dele, esquecendo-se que não há gosto pessoais, mas sim unicamente PSD e/ou JSD.

    Só quem têm a vossa opinião é que é um "jovem social democrata com valores???"

    Por acaso algo que não comentei e agora me lembrou foi o facto do titulo "Em defesa da honra dos militantes da JSD de Matosinhos ", é possivel alguem SEM HONRA que passa por cima de tudo e de todos com as armas que dispõem e as armas que lhe emprestam defender os militantes???

    Isto não se trata de ataques pessoais nem defesa de outros, pois certo é que a "JSD" de São Mamede Infesta têm feito actividades, coisa que na Comissão Politica não se têm visto e por isso dou-vos os parabéns, só espero que essas actividades não sejam só com o intuito de recolher militantes.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde caro companheiro anónimo,

    Agradeço mais uma vez a sua participação e discussão de ideias aqui no nosso blogue,acho essencial para sabermos as opiniões dos outros,quer sejam convergentes ou divergentes.
    O facto de se manter como anónimo é uma decisão sua,obviamente,e respeito-a.
    Permita-me dizer que o que é referido aqui neste texto do meu companheiro Nelson pretende,como já referi,que seja uma correspondência racional,daquilo que deve partir de um órgão executivo da JSD,neste caso o de Matosinhos,o de respeitar os militantes que prefazem um todo da organização,independentemente do apoio recair sobre um ou outro candidato.
    A missão deste grupo de jovens que decidiu dedicar-se,é baseado no empenho máximo e no esforço,o de transmitir uma proximidade real e positiva desta organização com a população jovem,e retribuir a oportunidade de fazer parte de um grupo magnifíco,convicto e com larga capacidade para dar a este concelho e aos jovens.
    Agradeço o seu reconhecimento pelo nosso trabalho feito,não só por jovens sociais democratas mamedenses,mas também por outros jovens sociais democratas deste concelho.Espero que participe mais vezes,caro companheiro anónimo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Boas....

    ".. sua participação e discussão de ideias aqui no nosso blogue,acho essencial para sabermos as opiniões dos outros,quer sejam convergentes ou divergentes..."

    só no bloque é que discutem as ideias....pois na "vida real" desatam á porrada quando divergem com vocês....

    "O facto de se manter como anónimo é uma decisão sua,obviamente,e respeito-a..."

    que remédio terá que respeitar, pois é uma decisão minha e não de "alguém"... pois ordens recebo do meu patrão e nem sempre as cumpro....

    "Permita-me dizer que o que é referido aqui neste texto do meu companheiro Nelson pretende,como já referi,que seja uma correspondência racional,daquilo que deve partir de um órgão executivo da JSD,neste caso o de Matosinhos,o de respeitar os militantes que prefazem um todo da organização,independentemente do apoio recair sobre um ou outro candidato...."

    Pelo que vi dos videos e do que me falaram do congresso, acho que o Actual Presidente da "J" de matosinhos foi dos unicos a ser elogiado pelo "homologo" dele, será por ter olhos bonitos??? não, acho que é por ser um bom valor politico de futuro... Quanto ao apoio dado, ou não, vocês ai do "bota-abaixo" já me fazem lembrar o video dos Gatos Fedorentos - Drº Marcelo Rebelo de Sousa . Uma coisa que eu aconselho é a deciderem e não deixarem que decidam por vocês. Parecem uma fogueira, imovél, colocam lenha e vocês ardemmmm

    "A missão deste grupo de jovens que decidiu dedicar-se,é baseado no empenho máximo e no esforço,o de transmitir uma proximidade real e positiva desta organização com a população jovem,e retribuir a oportunidade de fazer parte de um grupo magnifíco,convicto e com larga capacidade para dar a este concelho e aos jovens...."(falta a parte no video, em que dão "doces" a quem preencher as fichas de militância)

    Sim compreendo isso, das duas uma ou aterraram em matosinhos á uns dias, ou então não fazem ideia do que dizem. Gostava de ter visto essa vossa dedicação, empenho e esforço nos momentos em que Matosinhos precisou recentemente....ops...esqueci-me que não estavam por cá....

    "Agradeço o seu reconhecimento pelo nosso trabalho feito,não só por jovens sociais democratas mamedenses,mas também por outros jovens sociais democratas deste concelho.Espero que participe mais vezes,caro companheiro anónimo."

    Tal como você pediu, cá estou eu a participar....

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Contrariamente à opinião do André, não acho que o anónimo tenha o direito de utilizar este meio de comunicação para difamar e mentir, sem se identificar.

    Esta é uma plataforma de comunicação da JSD de São Mamede de Infesta com os Mamedenses. Não é um blog de candidatura, pelo que agradeço que leve a sua má-educação e falta de valores para o nosso blog de candidatura - http://jsdmatosinhos.blogspot.com. Como candidato assumido, tenho o dever de ouvir as suas opiniões. Lá, não aqui. Espero que entenda que a postura que lhe peço aqui é fundamental para a imagem que a JSD passa para o exterior, que sai denegrida com comentários como o seu.

    ResponderEliminar
  13. Não tenho a certeza quanto ao entendimento do "pormenor sem importância". Referia-me ao facto de ter implicado com a suposta "matemática" e ter assumido precipitadamente que somos mais meia dúzia de iletrados a brincar às políticas. É certo e sabido que na política a estupidez não é um "handicap", mas são estas premissas que nos motivam a fazê-la na primeira pessoa. No que respeita a, e citando-o, - "o que diria então dos distritos e regiões que foram lá dizer que apoiavam uma candidatura, através dos seus respectivos lideres e não correspondia á verdade." - tenho a dizer exactamente o mesmo. Quanto à violência física, bom, não sei do que está a falar, cite nomes, porque nunca me vi nessas peripécias, e tal como os restantes, não me posso responsabilizar pelos actos duma pessoa, caso isso tenha realmente acontecido.
    Os melhores cumprimentos, caríssimo Anónimo.

    Ivan Alexandre da Fonseca

    ResponderEliminar